Editorial: Dívida com Portugueses
Clique aqui para ler.
Apr 8, 2010
Bordado da Ilha do Ferro em mostra no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
No dia 15 de abril, quinta-feira, às 17 horas, será inaugurada a exposição da Sala do Artista Popular “Boa-noite: bordado da Ilha do Ferro”. A mostra ficará em cartaz até 23 de maio, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e adquirir artigos ornamentados com o bordado feito por mulheres desse povoado do município de Pão de Açúcar, Alagoas. De mesmo nome da flor nativa boa-noite, a técnica é aprendida pelas mulheres, ainda crianças, com mães, tias e avós.
Juntamente com a pesca e atividades agrícolas, o artesanato dá sustentação econômica às famílias que vivem no povoado. A produção artesanal tem tradição na Ilha do Ferro e envolve homens e mulheres. O bordado boa-noite, produzido tradicionalmente por mulheres, e as esculturas e móveis em madeira, feitos por homens, além de fonte de renda, são elementos da identidade local.
Atualmente, a cooperativa Art-Ilha, fundada em 1994, reúne mulheres de todas as idades e é a maior responsável pela produção e comercialização de artigos de cama, mesa e banho que apresentam ricos detalhes feitos com o bordado.
Na Ilha do Ferro, a arte de bordar integra o cotidiano das mulheres, que a praticam em casa, entre os afazeres domésticos, ou em grupos, na sede da cooperativa Art-Ilha. Para o trabalho, utilizam bastidor, agulha, linha, tesoura e tecido, geralmente o linho puro ou a cambraia.
O primeiro passo consiste em prender o tecido esticado no bastidor, de maneira que fique sem nenhuma nervura, permitindo a base necessária para se começar a bordar. Em seguida, o tecido é desfiado, num trabalho minucioso, com a ajuda de agulha e sem nenhuma marcação. O linho e a cambraia permitem maior precisão na abertura de pequenos espaços circulares, obtidos com o desfiar e onde se desenvolverão os pontos: o boa-noite simples, com uma linha no contorno; o boa-noite flor, com duas linhas no contorno; o boa-noite cheio, totalmente preenchido pela linha; e o boa-noite variado, que mantém um pequeno círculo no centro.
A exposição é uma das ações previstas junto a esse polo pelo Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural, uma realização da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, que conta com a gestão conceitual e metodológica direta do CNFCP/Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan, e com a parceria institucional e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Serviço:
Sala do Artista Popular “Boa-noite: bordado da Ilha do Ferro”
Inauguração: 15.04.2010, às 17h
Período: 16.04 a 23.05.2010
Exposição e venda: de terça a sexta-feira, das 11 às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h
Apoio:
Coordenadoria Municipal de Turismo e Comunicação de Pão de Açúcar
Parceria:
Superintendência do Iphan em Alagoas
Parceria institucional e apoio financeiro:
BNDES
Realização:
Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro
Promoart +Cultura
Ministério da Cultura
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Departamento do Patrimônio Imaterial
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Informações:
Setor de Difusão Cultural
(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
difusão.folclore@iphan.gov.br, www.cnfcp.gov.br
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ 22.220-000
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Tabela da Copa do Mundo 2010
National Ethnic Press and Media Council of Canada
A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.
Cláudio Tostes
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.
No comments:
Post a Comment