Cena Canadense - o blog sobre os falantes de Língua Portuguesa no Canadá

Editorial: Dívida com Portugueses

Clique aqui para ler.

Apr 8, 2010

Bordado da Ilha do Ferro em mostra no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular


No dia 15 de abril, quinta-feira, às 17 horas, será inaugurada a exposição da Sala do Artista Popular “Boa-noite: bordado da Ilha do Ferro”. A mostra ficará em cartaz até 23 de maio, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e adquirir artigos ornamentados com o bordado feito por mulheres desse povoado do município de Pão de Açúcar, Alagoas. De mesmo nome da flor nativa boa-noite, a técnica é aprendida pelas mulheres, ainda crianças, com mães, tias e avós.

Juntamente com a pesca e atividades agrícolas, o artesanato dá sustentação econômica às famílias que vivem no povoado. A produção artesanal tem tradição na Ilha do Ferro e envolve homens e mulheres. O bordado boa-noite, produzido tradicionalmente por mulheres, e as esculturas e móveis em madeira, feitos por homens, além de fonte de renda, são elementos da identidade local.

Atualmente, a cooperativa Art-Ilha, fundada em 1994, reúne mulheres de todas as idades e é a maior responsável pela produção e comercialização de artigos de cama, mesa e banho que apresentam ricos detalhes feitos com o bordado.

Na Ilha do Ferro, a arte de bordar integra o cotidiano das mulheres, que a praticam em casa, entre os afazeres domésticos, ou em grupos, na sede da cooperativa Art-Ilha. Para o trabalho, utilizam bastidor, agulha, linha, tesoura e tecido, geralmente o linho puro ou a cambraia.

O primeiro passo consiste em prender o tecido esticado no bastidor, de maneira que fique sem nenhuma nervura, permitindo a base necessária para se começar a bordar. Em seguida, o tecido é desfiado, num trabalho minucioso, com a ajuda de agulha e sem nenhuma marcação. O linho e a cambraia permitem maior precisão na abertura de pequenos espaços circulares, obtidos com o desfiar e onde se desenvolverão os pontos: o boa-noite simples, com uma linha no contorno; o boa-noite flor, com duas linhas no contorno; o boa-noite cheio, totalmente preenchido pela linha; e o boa-noite variado, que mantém um pequeno círculo no centro.

A exposição é uma das ações previstas junto a esse polo pelo Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural, uma realização da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, que conta com a gestão conceitual e metodológica direta do CNFCP/Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan, e com a parceria institucional e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço:
Sala do Artista Popular “Boa-noite: bordado da Ilha do Ferro”
Inauguração: 15.04.2010, às 17h
Período: 16.04 a 23.05.2010
Exposição e venda: de terça a sexta-feira, das 11 às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h

Apoio:
Coordenadoria Municipal de Turismo e Comunicação de Pão de Açúcar
Parceria:
Superintendência do Iphan em Alagoas
Parceria institucional e apoio financeiro:
BNDES
Realização:
Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro
Promoart +Cultura
Ministério da Cultura
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Departamento do Patrimônio Imaterial
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Informações:
Setor de Difusão Cultural
(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
difusão.folclore@iphan.gov.br, www.cnfcp.gov.br
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ 22.220-000

No comments:

Tabela da Copa do Mundo 2010

Tabela da Copa do Mundo 2010
Grupos da Primeira Fase da Copa do Mundo de Futebol Masculino da África do Sul

National Ethnic Press and Media Council of Canada

A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense

TAXI EM MOVIMENTO

TAXI EM MOVIMENTO
por Jorge Schweitzer
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.

Cláudio Tostes

Cláudio Tostes
MTb 29477/RJ
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.