O artista plástico Marcio Melo, residente no Quebec, reverencia a cultura brasileira em suas telas. Sua formação teve início no Brasil, onde sempre teve muito interesse pelas artes. "O desenho sempre foi para mim uma grande paixão", diz ele.Arquiteto formado pela Universidade Federal de Pernambuco, veio para o Canadá em 1987, onde fez cursos de arte e estudou na Universidade do Quebec. "Tenho feito exposições profissionalmente desde 1992, utilizando a técnica acrílica sobre tela e papel", explica o talentoso artista. E acrescenta, "também faço aquarelas e pinturas em técnica mista".
Recementemente, seu trabalho tem combinado diferentes estilos, mesclando tendências figurativas e abstratas. "Como pintor, eu acredito na importância de honrar estas duas tendências. A pintura é para mim, acima de tudo, uma experiência visual, o que justifica minha utilização do desenho e da cor para expressas emoções e ideias", categoriza Marcio Melo.
Sua criatividade inquieta intenciona provocar o admirador de suas telas. "O princípio básico que me motiva a criar é o desejo de filtrar um sentimento de equilíbrio e positividade através da pintura, que possa de alguma maneira transportar o expectador para fora da realidade comum em direção a uma nova maneira de apreciar e ver o mundo", dispara o artista plástico. Provocante como a arte deve ser.Em 2005, Marcio Melo fez uma esposição em Ottawa sobre o Carnaval Brasileiro, num evento do qual participou também a Embaixada do Brasil. Era uma celebração do ano do Brasil na França. "Foi um grande sucesso entre canadenses e pessoa da comunidade brasileira, promovido pela Alliance Française d'Ottawa", lembra.
Marcio tem feito exposições em vários lugares. Desde seu estúdio em Quyon, no Quebec, até os Estados Unidos, Brasil e Alemanha, o artista tem ocupado todas as oportunidades para divulgar seu trabalho. "Tenho trabalhos em coleções públicas e particulares no Canadá, EUA, Brasil, China, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Alemanha e Suíça", afirma o artista plástico mostrando que seu trabalho já correu o mundo.Seu trabalho pode ser visto em galerias de Quebec e Ontário, no Canadá, além dos EUA. No site do pintor, os admiradores de seu trabalho podem ver suas pinturas e ler sobre o processos criativos de suas imagens.
Estimulando o gosto pela arte
Nos últimos nove anos Marcio Melo tem feito um trabalho muito rico e interessante nas escolas do Quebec. "Executo murais com os estudantes num programa cultural do Governo do Quebec, chamado Les Artistes à L'École. Os murais ainda renderam vídeos que o artista plástico exibe em seu site.
Foram mais de 80 murais em diferentes localidades da Província de Quebec. "Além de promoverem a apreciação das artes, também geram a oportunidade de trabalhar os conceitos de cooperação, ordem e equilíbrio, valores altamente divulgados nas escolas", pondera Marcio Melo.
Site de Marcio Melo: http://www.marciomelo.com
No comments:
Post a Comment