Cena Canadense - o blog sobre os falantes de Língua Portuguesa no Canadá

Editorial: Dívida com Portugueses

Clique aqui para ler.

Dec 14, 2009

Brasil nas Telas de Marcio Melo

O artista plástico Marcio Melo, residente no Quebec, reverencia a cultura brasileira em suas telas. Sua formação teve início no Brasil, onde sempre teve muito interesse pelas artes. "O desenho sempre foi para mim uma grande paixão", diz ele.

Arquiteto formado pela Universidade Federal de Pernambuco, veio para o Canadá em 1987, onde fez cursos de arte e estudou na Universidade do Quebec. "Tenho feito exposições profissionalmente desde 1992, utilizando a técnica acrílica sobre tela e papel", explica o talentoso artista. E acrescenta, "também faço aquarelas e pinturas em técnica mista".

Recementemente, seu trabalho tem combinado diferentes estilos, mesclando tendências figurativas e abstratas. "Como pintor, eu acredito na importância de honrar estas duas tendências. A pintura é para mim, acima de tudo, uma experiência visual, o que justifica minha utilização do desenho e da cor para expressas emoções e ideias", categoriza Marcio Melo.

Sua criatividade inquieta intenciona provocar o admirador de suas telas. "O princípio básico que me motiva a criar é o desejo de filtrar um sentimento de equilíbrio e positividade através da pintura, que possa de alguma maneira transportar o expectador para fora da realidade comum em direção a uma nova maneira de apreciar e ver o mundo", dispara o artista plástico. Provocante como a arte deve ser.

Em 2005, Marcio Melo fez uma esposição em Ottawa sobre o Carnaval Brasileiro, num evento do qual participou também a Embaixada do Brasil. Era uma celebração do ano do Brasil na França. "Foi um grande sucesso entre canadenses e pessoa da comunidade brasileira, promovido pela Alliance Française d'Ottawa", lembra.

Marcio tem feito exposições em vários lugares. Desde seu estúdio em Quyon, no Quebec, até os Estados Unidos, Brasil e Alemanha, o artista tem ocupado todas as oportunidades para divulgar seu trabalho. "Tenho trabalhos em coleções públicas e particulares no Canadá, EUA, Brasil, China, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Alemanha e Suíça", afirma o artista plástico mostrando que seu trabalho já correu o mundo.

Seu trabalho pode ser visto em galerias de Quebec e Ontário, no Canadá, além dos EUA. No site do pintor, os admiradores de seu trabalho podem ver suas pinturas e ler sobre o processos criativos de suas imagens.

Estimulando o gosto pela arte



Nos últimos nove anos Marcio Melo tem feito um trabalho muito rico e interessante nas escolas do Quebec. "Executo murais com os estudantes num programa cultural do Governo do Quebec, chamado Les Artistes à L'École. Os murais ainda renderam vídeos que o artista plástico exibe em seu site.

Foram mais de 80 murais em diferentes localidades da Província de Quebec. "Além de promoverem a apreciação das artes, também geram a oportunidade de trabalhar os conceitos de cooperação, ordem e equilíbrio, valores altamente divulgados nas escolas", pondera Marcio Melo.

Site de Marcio Melo: http://www.marciomelo.com

No comments:

Tabela da Copa do Mundo 2010

Tabela da Copa do Mundo 2010
Grupos da Primeira Fase da Copa do Mundo de Futebol Masculino da África do Sul

National Ethnic Press and Media Council of Canada

A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense

TAXI EM MOVIMENTO

TAXI EM MOVIMENTO
por Jorge Schweitzer
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.

Cláudio Tostes

Cláudio Tostes
MTb 29477/RJ
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.