Cena Canadense - o blog sobre os falantes de Língua Portuguesa no Canadá

Editorial: Dívida com Portugueses

Clique aqui para ler.

Dec 17, 2009

Grupo da Melhor Idade


O Grupo da Terceira Idade do Centro Comunitário Português Amigos Unidos (CCPAU) de Gatineau despediu-se ontem (16/12) do ano de 2009. Como fazem todas as semanas, os simpaticíssimos idosos do Centro reuniram-se entre 11:00am e 1:00pm, mas dessa vez com o intuito de trocarem suas Ofertas de Natal.

Foi o momento também de Maria de Fátima Coutinho, Presidente do Grupo há oito anos, fazer um balanço das atividades e colocar em debate os assuntos de interesse dos integrantes dos senhores e senhoras presentes. O tom
dos discursos dela e dos demais integrantes da gestão foi o mais integrador possível.

Todas as quartas-feiras os idosos do CCPAU encontram-se para fazer uma hora de ginástica, jogar cartas e dominó, lanchar e conversar bastante. Neste último encontro do ano a animação era tanta que as senhoras aproveitaram para ensaiar algumas coreografias que o grupo apresenta quando é convidado para eventos.

Atualmente eles são 70 pessoas com mais de 65 anos de idade, todas com histórias de vida muito interessantes e que encontram uns nos outros os amigos que dão alegria à vida. A neve, que caiu em grande quantidade nas duas últimas semanas em Gatineau, atrapalhou os planos de alguns idosos de estarem presentes na última reunião.

Animação Não Tem Idade

Fernanda Costa, Secretária do Grupo e uma das senhoras mais animadas, puxou a dança e rapidamente todas as suas amigas aderiram à coreografia. O Picadinho é a música que elas gostam de ensaiar. A energia do pessoal nem de longe lembra que vários deles têm problemas de saúde que os incomodam até no divertimento.

São pessoas que se recuperam de problemas no coração, nas pernas, nos joelhos, mas nada disso os impede de aproveitar os momentos de grande animação. Uma das senhoras foi atropelada há alguns anos e dançava como uma menina. A união é sua característica mais marcante.

José Luis Gonçalves é um entusiasta dessa convivência. “Tem que haver união, têm que se dar as mãos”, diz animado com as amizades que preserva no CCPAU. Os encontros são aguardados a semana inteira pelos idosos. As atividades só serão retomadas dia 20 de janeiro e “muita gente acha que é muito tempo”, afirma José Luis.

Um Grupo de Oito Anos

Dia 22 de fevereiro o Grupo da Terceira Idade completará oito anos de existência. Maria de Fátima Coutinho tem sido reeleita sua Presidente ano após ano. Atualmente Lina Andrade é a Vice-Presidente, Fátima Costa é a Secretária e Fernanda da Costa é a tesoureira.

“O Centro nos cedeu o espaço e não pagamos nada por ele. Temos apenas que prestar contas”, diz Maria de Fátima. Ela acha que já é tempo de outra pessoa assumir a gestão do grupo e torce para que as eleições do dia 22 de fevereiro possam dar a ela a oportunidade de descansar desse trabalho.

Grupo Reúne Fundadores do CCPAU

“O Grupo é o ouro da comunidade, é o orgulho da gente”, disse José Luis Gonçalves ao lembrar que várias das pessoas que trabalharam na construção do CCPAU estão ali hoje, reunidas no Grupo da Terceira Idade. São pessoas que experimentaram na própria pele a dureza de abandonar seu país para tentar a vida numa cultura completamente diferente.

Ermelinda da Costa aproveitou o momento de reunião para levar sua mensagem de Natal aos amigos que dividem uma história rica de aventuras e gestos bravios. Fernanda Costa leu a mensagem de Padre Pedro Paulinho, que parabeniza o grupo e deseja que o próximo ano seja melhor ainda que 2009.

Moçambicano, o Padre é amigo de todos os portugueses da comunidade. Recebeu dos idosos uma garrafa de Vinho do Porto e fez graça dizendo “Tem a fotografia de Cristo, mas não sei se o que tem lá dentro é de Jesus”. Todos riram do humor do amigo.

Para terminar, 23 lindas e simpáticas senhoras reuniram-se para cantar É Natal. José Luis juntou-se ao grupo e cantou também. Segundo ele, o trabalho ainda o impede de estar presente todas as semanas.

Dificuldades Com a Neve

Dona Lina Andrade contou ao Cena Canadense sobre suas dificuldades com a neve. Sozinha, a doce senhora não tem mais como lidar com este problema. Ela contratou uma empresa para limpar os acessos a sua casa quando o acúmulo for superior a 4 cm. Paga $600,00 para que o serviço seja executado porque não consegue mais fazê-lo sozinha.

Com idade avançada e problemas no coração, Dona Lina, bem como vários idosos do Canadá, tenta cumprir a lei que os obriga a manter os acessos limpos para os verificadores de luz, gás e serviços de emergência. Contudo, o custo é muito alto e quando a neve não alcança os 4 cm, ela precisa pagar outras pessoas para limparem-na.

A Presidente Maria de Fátima Coutinho e José Luiz Gonçalves garantem que o número de idosos que sofre este problema é grande. “Dizemos na nossa rádio para que as pessoas evitem fazer este tipo de trabalho com rapidez, porque há vários casos em que idosos morrem fazendo isso”, diz José Luis, que é um dos organizadores do programa Voz Portuguesa, que o CCPAU tem na Rádio Chin.

No comments:

Tabela da Copa do Mundo 2010

Tabela da Copa do Mundo 2010
Grupos da Primeira Fase da Copa do Mundo de Futebol Masculino da África do Sul

National Ethnic Press and Media Council of Canada

A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense

TAXI EM MOVIMENTO

TAXI EM MOVIMENTO
por Jorge Schweitzer
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.

Cláudio Tostes

Cláudio Tostes
MTb 29477/RJ
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.