O Grupo da Terceira Idade do Centro Comunitário Português Amigos Unidos (CCPAU) de Gatineau despediu-se ontem (16/12) do ano de 2009. Como fazem todas as semanas, os simpaticíssimos idosos do Centro reuniram-se entre 11:00am e 1:00pm, mas dessa vez com o intuito de trocarem suas Ofertas de Natal.
Foi o momento também de Maria de Fátima Coutinho, Presidente do Grupo há oito anos, fazer um balanço das atividades e colocar em debate os assuntos de interesse dos integrantes dos senhores e senhoras presentes. O tom dos discursos dela e dos demais integrantes da gestão foi o mais integrador possível.
Todas as quartas-feiras os idosos do CCPAU encontram-se para fazer uma hora de ginástica, jogar cartas e dominó, lanchar e conversar bastante. Neste último encontro do ano a animação era tanta que as senhoras aproveitaram para ensaiar algumas coreografias que o grupo apresenta quando é convidado para eventos.
Atualmente eles são 70 pessoas com mais de 65 anos de idade, todas com histórias de vida muito interessantes e que encontram uns nos outros os amigos que dão alegria à vida. A neve, que caiu em grande quantidade nas duas últimas semanas em Gatineau, atrapalhou os planos de alguns idosos de estarem presentes na última reunião.
Fernanda Costa, Secretária do Grupo e uma das senhoras mais animadas, puxou a dança e rapidamente todas as suas amigas aderiram à coreografia. O Picadinho é a música que elas gostam de ensaiar. A energia do pessoal nem de longe lembra que vários deles têm problemas de saúde que os incomodam até no divertimento.
São pessoas que se recuperam de problemas no coração, nas pernas, nos joelhos, mas nada disso os impede de aproveitar os momentos de grande animação. Uma das senhoras foi atropelada há alguns anos e dançava como uma menina. A união é sua característica mais marcante.
José Luis Gonçalves é um entusiasta dessa convivência. “Tem que haver união, têm que se dar as mãos”, diz animado com as amizades que preserva no CCPAU. Os encontros são aguardados a semana inteira pelos idosos. As atividades só serão retomadas dia 20 de janeiro e “muita gente acha que é muito tempo”, afirma José Luis.
Um Grupo de Oito Anos
Dia 22 de fevereiro o Grupo da Terceira Idade completará oito anos de existência. Maria de Fátima Coutinho tem sido reeleita sua Presidente ano após ano. Atualmente Lina Andrade é a Vice-Presidente, Fátima Costa é a Secretária e Fernanda da Costa é a tesoureira.
“O Centro nos cedeu o espaço e não pagamos nada por ele. Temos apenas que prestar contas”, diz Maria de Fátima. Ela acha que já é tempo de outra pessoa assumir a gestão do grupo e torce para que as eleições do dia 22 de fevereiro possam dar a ela a oportunidade de descansar desse trabalho.
Grupo Reúne Fundadores do CCPAU
“O Grupo é o ouro da comunidade, é o orgulho da gente”, disse José Luis Gonçalves ao lembrar que várias das pessoas que trabalharam na construção do CCPAU estão ali hoje, reunidas no Grupo da Terceira Idade. São pessoas que experimentaram na própria pele a dureza de abandonar seu país para tentar a vida numa cultura completamente diferente.
Ermelinda da Costa aproveitou o momento de reunião para levar sua mensagem de Natal aos amigos que dividem uma história rica de aventuras e gestos bravios. Fernanda Costa leu a mensagem de Padre Pedro Paulinho, que parabeniza o grupo e deseja que o próximo ano seja melhor ainda que 2009.
Moçambicano, o Padre é amigo de todos os portugueses da comunidade. Recebeu dos idosos uma garrafa de Vinho do Porto e fez graça dizendo “Tem a fotografia de Cristo, mas não sei se o que tem lá dentro é de Jesus”. Todos riram do humor do amigo.
Para terminar, 23 lindas e simpáticas senhoras reuniram-se para cantar É Natal. José Luis juntou-se ao grupo e cantou também. Segundo ele, o trabalho ainda o impede de estar presente todas as semanas.
Dificuldades Com a Neve
Dona Lina Andrade contou ao Cena Canadense sobre suas dificuldades com a neve. Sozinha, a doce senhora não tem mais como lidar com este problema. Ela contratou uma empresa para limpar os acessos a sua casa quando o acúmulo for superior a 4 cm. Paga $600,00 para que o serviço seja executado porque não consegue mais fazê-lo sozinha.
Com idade avançada e problemas no coração, Dona Lina, bem como vários idosos do Canadá, tenta cumprir a lei que os obriga a manter os acessos limpos para os verificadores de luz, gás e serviços de emergência. Contudo, o custo é muito alto e quando a neve não alcança os 4 cm, ela precisa pagar outras pessoas para limparem-na.
A Presidente Maria de Fátima Coutinho e José Luiz Gonçalves garantem que o número de idosos que sofre este problema é grande. “Dizemos na nossa rádio para que as pessoas evitem fazer este tipo de trabalho com rapidez, porque há vários casos em que idosos morrem fazendo isso”, diz José Luis, que é um dos organizadores do programa Voz Portuguesa, que o CCPAU tem na Rádio Chin.
No comments:
Post a Comment