
O grupo musical português Voz da Saudade é composto por 30 lusitanos do Centro Comunitário Português Amigos Unidos de Hull e liderado pelo versátil músico António Fernando da Silva. Dentro de alguns dias, o site do grupo será lançado e em 2010 será a vez do lançamento dos novos CD e DVD.
António da Silva sabe a dificuldade que é reunir tanta gente, mas não deixa que os projetos sejam pequenos. Inspirados como seus antepassados poetas e navegadores, os cantores da Voz da Saudade já lançaram quatro CDs e navegam pelas ondas da música há mais de 10 anos. Cruzar oceanos também está no sangue bravio deste grupo.
Músicas que misturam saudades da Terra Lusa, religiosidade, muita poesia, humor e até mesmo algumas peraltices são a grande marca do grupo. Rasguei as Calças, do CD de 2008, acabou ganhando um vídeo no YouTube que sequer foi produzido pelos membros do grupo. “Alguém juntou as imagens com a música e colocou lá”, diz António rindo.
Nem só de humor vive o grupo. "Temos músicas sérias também”, alerta o artista. Uma de suas canções expressou tão bem o sentimento da distância de Portugal que foi escolhida como Hino das Comunidades Portuguesas (fora de Portugal, obviamente) pelo Conselho das Comunidades Portuguesas, que ocorre em Lisboa. Trata-se da canção chamada Português de Alma Inteira.
António da Silva ficou muito feliz com o reconhecimento do trabalho da Voz da Saudade, bem como devem ter ficado os oito mil portugueses que habitam na mesma região de Ottawa, entre os nascidos em Portugal e seus descendentes já nascidos no Canadá.
Se o próximo CD seguir a receita do lançado em 2008, chamado O Navegar da Alma, o sucesso é garantido. Primeiro porque é impossível ouvi-lo sem se encantar com seu lirismo, depois porque ele é um delicioso convite ao passeio por determinados lugares de Portugal. Sem contar que há canções que nos fazem querer dançar e outras são risadas garantidas.
História da Voz da Saudade
O Grupo Voz da Saudade nasceu e realizou sua primeira apresentação no Centro Comunitário Português Amigos Unidos, sediado na cidade de Gatineau, província de Quebec, Canadá. A estreia foi no dia 10 de Outubro de 1998. António Fernando Ázera da Silva, Diretor e fundador do grupo, é também autor e compositor de todas as canções que o conjunto apresenta.
Ao longo da sua existência, a Voz da Saudade tem atuado em várias cidades do Canadá, incluindo Gatineau, Ottawa, Kingston, Montreal, Laval, Toronto, Mississauga, Cambridge, e em várias cidades dos Estados Unidos, como Lowell, Cambridge, Fall River, New Bedford e Pawtucket.

Em junho de 2003, o Conselho das Comunidades Portuguesas, reunido na Assembleia da República, em Lisboa, aprovou por aclamação a designação da canção Português de Alma Inteira como Hino das Comunidades Portuguesas. Esta canção é também uma das composições originais do grupo e faz parte do álbum chamado Mar Emigrante.
Em setembro de 2003, o grupo recebeu outra Citação de Mérito da Câmara Municipal da cidade de Fall River, também em Massachussetts. Em outubro do mesmo ano, foi de novo alvo de outra Citação de Mérito, desta vez da Câmara Municipal de Gatineau, província de Québec.
Em setembro de 2004, a Junta de Freguesia do Porto Judeu, na ilha Terceira, Açores, designou a canção Porto Judeu das Tradições como a Marcha Oficial da Freguesia. A canção está incluída no CD entitulado O Navegar da Alma, seu último trabalho em disco.
O Grupo já gravou e editou os seguintes trabalhos:
1999 - vídeo clip Natal à Distância;
2000 - CD A Voz que Fala de Saudade;
2002 - CD Sonhador, Português e Navegante;
2003 - CD Mar Emigrante;
2004 - DVD Voz da Saudade nos Açores;
2008 - CD O Navegar da Alma;
2008 - DVD Histórias por Contar.
António Fernando Ázera da Silva, fundador, diretor, autor e compositor de todas as canções interpretadas pela Voz da Saudade, é natural da cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. Formado em Administração e Gestão de Empresas, António Silva é também formado em Informática (com o curso de Enginheiro de Comunicações em Redes de Computadores).
“A música é para mim uma forma de descontrair e escapar às pressões e às responsabilidades de uma vida super ocupada”, diz António. Para ele, é também uma forma de expressar e comunicar sentimentos que vão para além das palavras. Deve ser por isso que o grupo faz tanto sucesso.
Contatos: Antônio da Silva – asilva@magma.ca
e Aurelina Arruda – a.arruda@sympatico.ca
1 comment:
Ola ja estive com voces com o nosso grupo de teatro e gostava de 3star sempre em contato com vosso grupo.
Post a Comment