Cena Canadense - o blog sobre os falantes de Língua Portuguesa no Canadá

Editorial: Dívida com Portugueses

Clique aqui para ler.

Nov 30, 2009

Gaviões da Fiel de Ottawa


Apesar do 10° lugar no Campeonato Brasileiro de 2009, a turma que torce pelo Corinthians na capital do Canadá se encontrou neste domingo no Café Caco para assistir ao jogo contra o Flamengo, conforme noticiou antecipadamente o Cena Canadense. A torcida se denomina Gaviões da Fiel de Ottawa.

/

Eles não têm nenhuma ligação com a Fiel de São Paulo. Fanny Tzelepis, Beto Rocha e Danilo Chammas são corinthianos desde criança e ainda contam com a simpatia de Antônio Marinho, um torcedor do Fluminense que se somou ao grupo depois se encantar com a animação do pessoal.

/

Fanny e Danilo falaram dos bons momentos da Fiel vividos no Caco. “Foi aqui que o Corinthians foi campeão da Copa do Brasil”, conta ela referindo-se ao título de 2009. “A gente vinha assistir a Copa do Brasil aqui todas as quartas-feiras”, Danilo acrescenta. Segundo eles, Seu Emílio, o português dono do Caco, é quem gostava. “Eu gosto quando o Corinthians ganha porque vocês vêm aqui tomar cerveja”, disse o amigo luso. E o pessoal se diverte.

/

/

Vencer ou Perder, eis a questão

/

Para a Fiel de Ottawa, o jogo de ontem reunia sentimentos ambíguos, como provavelmente também para a Fiel de Sampa. Se o Flamengo vencesse a partida, as chances da equipe do São Paulo ser tetra no Brasileirão iriam diminuir. Trata-se do maior rival do Corinthians, o Timão, como chama carinhosamente a Fiel.

/

A torcida do Flamengo, animada com a possibilidade de assumir a liderança do campeonato na penúltima rodada, apareceu no Caco para assistir ao jogo também. Mariana Raupp foi de camisa de torcida e bandeira enrolada no corpo. Fernando Acosta foi com a camisa do time e Mirlla Ribeiro, muito quietinha, foi à paisana mesmo.

/

“O Caco é a sede da Fiel em Ottawa”, reclamou Danilo mostrando o escudo do clube pendurado ao lado de uma das TVs do estabelecimento. Ele até costumava torcer pelo Timão dentro da Fiel em Sampa, mas nunca foi membro da torcida organizada. “Lá você não consegue prestar atenção no jogo porque o pessoal faz muita fumaça”, emenda Beto Rocha referindo-se a ervas proibidas. “Eu frequentava a quadra”, garante a simpática Fanny Tzelepis.

/

Corinthians x Flamengo

/

Mais amigável impossível. As chances pequenas do Timão e a possibilidade do Flamengo tirar o São Paulo da liderança quase fizeram os membros da Fiel torcida desejar que o time carioca ganhasse o jogo. A mais animada inclusive era Mariana Raupp, que teve dois bons motivos para agitar a bandeira rubro-negra. Seu time ganhou com dois gols.

/

Corinthianos e flamenguistas presentes eram velhos conhecidos uns dos outros. “O Flamengo não precisa de Adriano”, gritou Mariana durante a partida orgulhosa de seu time. Adriano, o maior ídolo rubro-negro da atualidade, queimou o pé durante a semana e não pode jogar. “O que seria do Flamengo se não fosse o Corinthians”, respondeu Fanny implicando com os rubro-negros.

/

O fato é que muita gente prefere ver o Flamengo campeão a seus rivais em casa. A torcida do Grêmio ontem gritava “Mengo” depois do chocolate contra o Barueri. Tudo porque depois da rodada revolucionária deste fim-de-semana, o Internacional, maior rival do Grêmio, ficou em segundo lugar na tabela do campeonato e tem grandes chances de ser campeão. A torcida gremista começou uma campanha na Internet para que seu time facilite a vida do Flamengo na última rodada domingo que vem.

/

A cada gol do Goiás contra o São Paulo as duas torcidas presentes no Caco vibravam. E como não podia deixar de ser, tanta alegria acabou em pagode. Terminado o jogo, juntaram-se na mesma roda Fiéis e Urubus, munidos de cavaquinho, rebolo, tamborins e chocalhos fazendo um pagodinho improvisado.

/

Ah, o golaço de Diego Souza, do Palmeiras, contra o Atlético Mineiro na mesma tarde não tem quase nada a ver com esta matéria, mas não poderia passar em branco.



/


No comments:

Tabela da Copa do Mundo 2010

Tabela da Copa do Mundo 2010
Grupos da Primeira Fase da Copa do Mundo de Futebol Masculino da África do Sul

National Ethnic Press and Media Council of Canada

A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense

TAXI EM MOVIMENTO

TAXI EM MOVIMENTO
por Jorge Schweitzer
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.

Cláudio Tostes

Cláudio Tostes
MTb 29477/RJ
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.