Editorial: Dívida com Portugueses
Clique aqui para ler.
Nov 22, 2009
Grande Festa em Língua Portuguesa
O Centro Português Amigos Unidos existente na Igreja Notre-Dame de Fatima de Hull promoveu no último sábado uma festa de deixar qualquer falante da Língua Portuguesa com a boca aberta. Foram um Jantar de Mariscos muito bem servidos, regados a muito vinho português e uma apresentação empolgante da banda Xpressions, que tocou principalmente sucessos portugueses e brasileiros.
A organização do evento foi feita pela Comissão de Festas de São Pedro, infelizmente tão ocupada que não pode se divertir muito durante a noite. Uma mariscada muito bem servida alimentou estômagos para a festança que viria a seguir. Canadenses amigos disseram estar surpresos com a excelente qualidade do evento.
Andriy Sawchuck, por exemplo, é de origem ucraniana e trabalha no mesmo setor do governo que uma das organizadoras do evento. Convidou ainda mais dois amigos também funcionários públicos a ir com ele ao jantar, um de origem húngara e a outra do leste do Canadá. O comunicativo ucraniano fez logo amizade com vários portugueses que estavam na festa.
O Senhor Aldevino da Silva, de 67 anos de idade, foi o principal deles. Tratou de receber muito bem todos os que o cercavam à mesa. Muito simpático e também comunicativo, contou que fora carpinteiro e saxofonista. Durante o jantar, seis pessoas, incluindo os canadenses do governo, se entretiveram com sua habilidade de deter a atenção de todos.
Leilões de Vinho do Porto, cestas muito bem arranjadas de frutas e biscoitos e, principalmente, um estandarte do Espírito Santo todo trabalhado à mão e com riquíssimos detalhes arrecadaram dinheiro para ajudar na administração do Centro e da Igreja. O estandarte, uma obra doada pela Família Pascoal, foi vendido a $200. Valor válido pelo peso religioso e artístico da peça.
O ponto alto da festa, no entanto, foi o sorteio de uma toalha e um caminho de mesa portugueses bordados à mão. Obra prima da cultura lusa, coisa fina, de bom acabamento e que encheu os olhos dos presentes. Canadenses, portugueses e os poucos brasileiros que ali estavam ficaram deslumbrados com a beleza dos artesanatos.
“Em junho temos aqui uma festa muito maior”, dizia o já querido Senhor Aldevino, radicado no Canadá desde 1969 e orgulhoso de seus 14 netinhos. Segundo ele, a festa junina é realizada do lado de fora da igreja e toda a comunidade de Hull participa. O alegre Seu Aldevino antecipou em quase um ano a vontade de seus colegas de mesa em estar presente na festa, tamanha simpatia daquele senhor.
Depois do rápido leilão, foi a vez da impressionante Banda Xpressions tomar conta do espaço. O show fez levantar até os pés de chumbo. As habilidade e presença de palco do vocalista Brian Ferreira, filho de portugueses nascido em Montreal, fez com que todos no salão arriscassem passos de dança e ainda cantassem junto dele os trechos mais populares de sucessos portugueses e brasileiros.
Infelizmente, havia poucos brasileiros na festa, apesar da semelhança da cultura destes com a dos portugueses. Os brazucas presentes puderam curtir, além de músicas lusas extremamente dançantes e animadas, versões que a Banda Xpressions fez de canções de Beto Barbosa e Roberto Carlos que fariam dançar até eles próprios. Foram arranjos realmente de bom gosto.
Outros sucessos em espanhol e inglês também fizeram o público dançar muito. A banda tem cinco anos de existência. Recebeu como convidado um saxofonista que tocava com eles até três meses atrás. José Tavares mostrou que não perdeu habilidade no saxofone, apesar de andar muito ocupado ultimamente com a gravidez já avançada de sua esposa.
“Inicialmente fiquei um pouco nervoso, mas depois relaxei”, desabafou o jovem e talentoso saxofonista. Ele fez solos que Roberto Carlos facilmente agregaria em seus arranjos, se tivesse a oportunidade de ouvir o futuro papai. Seu Aldevino também aprovou a performance do rapaz no saxofone.
A noite foi de muita diversão para todas as nacionalidades. Em dezembro o Centro Comunitário vai fazer outra celebração, mas isso já é novidade para outro post.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Tabela da Copa do Mundo 2010
National Ethnic Press and Media Council of Canada
A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.
Cláudio Tostes
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.
No comments:
Post a Comment