
O Centro Português Amigos Unidos existente na Igreja Notre-Dame de Fatima de Hull promoveu no último sábado uma festa de deixar qualquer falante da Língua Portuguesa com a boca aberta. Foram um Jantar de Mariscos muito bem servidos, regados a muito vinho português e uma apresentação empolgante da banda Xpressions, que tocou principalmente sucessos portugueses e brasileiros.
A organização do evento foi feita pela Comissão de Festas de São Pedro, infelizmente tão ocupada que não pode se divertir muito durante a noite. Uma mariscada muito bem servida alimentou estômagos para a festança que viria a seguir. Canadenses amigos disseram estar surpresos com a excelente qualidade do evento.


Leilões de Vinho do Porto, cestas muito bem arranjadas de frutas e biscoitos e, principalmente, um estandarte do Espírito Santo todo trabalhado à mão e com riquíssimos detalhes arrecadaram dinheiro para ajudar na administração do Centro e da Igreja. O estandarte, uma obra doada pela Família Pascoal, foi vendido a $200. Valor válido pelo peso religioso e artístico da peça.
O ponto alto da festa, no entanto, foi o sorteio de uma toalha e um caminho de mesa portugueses bordados à mão. Obra prima da cultura lusa, coisa fina, de bom acabamento e que encheu os olhos dos presentes. Canadenses, portugueses e os poucos brasileiros que ali estavam ficaram deslumbrados com a beleza dos artesanatos.
“Em junho temos aqui uma festa muito maior”, dizia o já querido Senhor Aldevino, radicado no Canadá desde 1969 e orgulhoso de seus 14 netinhos. Segundo ele, a festa junina é realizada do lado de fora da igreja e toda a comunidade de Hull participa. O alegre Seu Aldevino antecipou em quase um ano a vontade de seus colegas de mesa em estar presente na festa, tamanha simpatia daquele senhor.
Depois do rápido leilão, foi a vez da impressionante Banda Xpressions tomar conta do espaço. O show fez levantar até os pés de chumbo. As habilidade e presença de palco do vocalista Brian Ferreira, filho de portugueses nascido em Montreal, fez com que todos no salão arriscassem passos de dança e ainda cantassem junto dele os trechos mais populares de sucessos portugueses e brasileiros.
Infelizmente, havia poucos brasileiros na festa, apesar da semelhança da cultura destes com a dos portugueses. Os brazucas presentes puderam curtir, além de músicas lusas extremamente dançantes e animadas, versões que a Banda Xpressions fez de canções de Beto Barbosa e Roberto Carlos que fariam dançar até eles próprios. Foram arranjos realmente de bom gosto.

“Inicialmente fiquei um pouco nervoso, mas depois relaxei”, desabafou o jovem e talentoso saxofonista. Ele fez solos que Roberto Carlos facilmente agregaria em seus arranjos, se tivesse a oportunidade de ouvir o futuro papai. Seu Aldevino também aprovou a performance do rapaz no saxofone.
A noite foi de muita diversão para todas as nacionalidades. Em dezembro o Centro Comunitário vai fazer outra celebração, mas isso já é novidade para outro post.
No comments:
Post a Comment