A Embaixada Brasileira em Ottawa reforça seu aviso. Há uma lista de 60 eleitores que ainda não retiraram seus títulos e a eleição presidencial é no ano que vem. É preciso comparecer munido do Protocolo de Solicitação do Título de Eleitor e de um documento de identidade brasileira para retirarem seus novos títulos. Segundo sua página na Internet, a embaixada está aberta para brasileiros todos os dias úteis, das 9:15 às 12:45. O voto no Brasil é obrigatório.
O Cena Canadense conversou com alguns brasileiros residentes no Canadá, nos Estados Unidos e na França. Eles estão descontentes com a qualidade dos serviços prestados pelas embaixadas nos seus países de residência. "Os horários são muito curtos e não é fácil sair do emprego para resolver este tipo de problema. O patrão sempre acha que estamos fazendo corpo mole", diz Mônica Machado, residente em Ottawa há 17 anos.
"Tudo nas embaixadas brasileiras é mais complicado. Há muito mais burocracia e os serviços são demorados. Dá vontade de abrir mão da cidadania brasileira, porque eu tenho cidadania americana e sou tratado com muito mais respeito se for, por exemplo, no Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro", afirma Alexandre José da Silva, que mora em Nova Jersey também há 17 anos. "Só que eu não vou fazer isso porque seria muito estranho eu ter de pedir visto para visitar o meu país, a minha mãe, que ainda mora no Rio de Janeiro", complementa o brasileiro.
Danielle Kieffer, que mora em Paris, concorda com os compatriotas. "Os serviços da Embaixada do Brasil na França são complicados e muito difíceis", diz a brasileira que vive na França há oito anos.
Editorial: Dívida com Portugueses
Clique aqui para ler.
Nov 17, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Tabela da Copa do Mundo 2010
National Ethnic Press and Media Council of Canada
A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.
Cláudio Tostes
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.
No comments:
Post a Comment