Cena Canadense - o blog sobre os falantes de Língua Portuguesa no Canadá

Editorial: Dívida com Portugueses

Clique aqui para ler.

Nov 15, 2009

Cena Canadense e os Spams

Um(a) leitor(a) anônimo(a) deixou um comentário num dos posts do Cena Canadense reclamando, bem chateado, sobre as mensagens que Cláudio Tostes (eu), editor deste blog, tem enviado para o BINO. O Cena Canadense aprecia os feedbacks (bem educados).

Estamos interessados em saber se os leitores concordam com o anônimo. Ao que tudo indica, os mentores do BINO e do Grupo Fale têm apreciado a nossa parceria, que aliás tem sido fundamental ao blog. O nosso interesse nos moveu a promover uma pesquisa de sete dias, a partir deste domingo, para colher opiniões.

Se você tem comentários adicionais a fazer, pode usar o espaço destinado a este fim que se abre após o clique na palavra "comments", logo abaixo deste post. Contudo, não deixe por favor de participar da pesquisa porque este tipo de interação nos ajuda a melhorar a qualidade da nossa relação com o público-alvo do blog, os lusofônicos (ou lusófonos) do Canadá.

O anônimo acusa Cláudio Tostes de fazer uso das redes sociais BINO e Grupo Fale para atrair tráfego para o blog e gerar receita para si. O dinheiro, no entanto, sequer vem para o Canadá. O editor ficaria muito feliz se pudesse contar com ele, pois a vida de imigrante recém-chegado não é fácil. Infelizmente nenhum cent a mais pesa no seu bolso, apesar de todo o trabalho que este blog representa em sua vida.

Na verdade, o blog tem a função social de ajudar instituições que trabalham com crianças necessitadas e saúde em todo o mundo, de acordo com a política da empresa Google. Se o leitor quiser também contribuir, há anúncios nas páginas internas do Cena Canadense explicando como aderir a campanhas sociais internacionais.

6 comments:

plima said...

Materias/notícias não são problemas se não houver exagero.

Por enquanto não me incomodou.

Outra observação é manter o assunto em coisas relevantes ao tema da BINO ou seja Brasileiros e Ottawa. Atividades politcas partidárias e chamadas de participação ativista normalmente não são bem vistas, atividades culturais e assuntos sobre a cidade fazem parte do tema da BINO. Não tenho familiaridade com o Grupo Fale não sei qual o tema deles.

Claudio Tostes said...

Olá, Pilma!
Muito obrigado pelo seu comentário! O BINO é de Ottawa e o blog é de todo o Canadá, apesar de ainda ter dificuldades de dar notícias sobre outras cidades e províncias. É por isso que não estamos fechados ao que se fala no BINO.
O Cena Canadense não tem engajamento político de espécie alguma. Sua função não é se engajar politicamente. Queremos levar informação sobre os lusófonos para os lusófonos. Só isso.
Muito obrigado pelas suas palavras. Elas serão sempre bem vindas e acreditamos que é possível receber críticas construtivas como a sua para melhorar o site.
Boa semana!

jhonny said...

Eu aprecio todo o trabalho (eu nunca teria o tempo) mas acho o blog desnecessário. Já estamos saturados de informação.

Claudio Tostes said...

Olá, jhonny!
Muito obrigado pelo seu comentário! Levar informação a quem não tem tempo de ir buscá-la é justamente a proposta do blog. Gostaria de saber se a informação de que você diz estar saturado tem a mesma qualidade da que este blog divulga. Por favor, responda às pessoas envolvidas neste trabalho através do meu e-mail!
Obrigado pela consideração!

Unknown said...

Eu não me sinto incomodada com os emails do blog Cena Canadense postados no grupo do BINO. Pelo contrário, acho que o Cláudio deve continuar fazendo-o porque está trazendo a informação até nós.

O BINO é um grupo que serve para nos manter informados sobre eventos, actividades e anúncios do interesse de toda a comunidade brasileira e lusófona aqui em Ottawa. Pelo menos foi isso que eu li nas regras do grupo quando aderi.

No passado o grupo BINO era um “mailing list” e o objectivo era manter na lista todos os brasileiros que moram em Ottawa. Por isso, email do tipo piada, correntes, e “brigas de vizinho” não eram bem vindos no grupo. Eis a razão pela qual o BINO passou a ser um grupo moderado. Mas atenção, um grupo moderado não quer dizer um grupo censurado!

Se nós formos contra as matérias do blog Cena Canadense, que tem tudo a ver com brasileiros em Ottawa, nos estaríamos o censurando. Nós temos mais é que o apoiar e dar-lhe os parabéns pelo belo trabalho que ele vem a desempenhar. Todos têm o direito de opinar mas por favor façam-o com delicadeza e bons modos. Não usem o anonimato como uma desculpa para serem grosseiros. O Cláudio é um profissional e merece o vosso respeito, assim como você também gosta de ser respeitado.

Outra coisa, se alguém se sente saturado de informação talvez o BINO não seja um grupo apropriado para você. Você sabia que pode escolher a forma como deseja receber mensagens do grupo? Pois é, você pode! Existe quatro opções: 1) Você pode escolher receber todas as mensagens por um “email individual”; 2) receber um “daily digest” ao fim do dia; 3) “ler somente na web” (isso significa não ser notificado de nada; ou 4) receber só mensagens importantes do moderador do BINO.

Cláudio, força aí! Continua a trabalhar e a batalhar pelas coisas que acreditas. Tens todo o meu apoio.

Uma ávida leitora Açoreana,
Sandra Anacleto

Claudio Tostes said...

Olá, Sandra!

Você tocou num ponto muito importante, Sandra! Parabéns pela clarividência do seu ponto de vista!

Obrigado!

Tabela da Copa do Mundo 2010

Tabela da Copa do Mundo 2010
Grupos da Primeira Fase da Copa do Mundo de Futebol Masculino da África do Sul

National Ethnic Press and Media Council of Canada

A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense

TAXI EM MOVIMENTO

TAXI EM MOVIMENTO
por Jorge Schweitzer
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.

Cláudio Tostes

Cláudio Tostes
MTb 29477/RJ
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.