Cena Canadense - o blog sobre os falantes de Língua Portuguesa no Canadá

Editorial: Dívida com Portugueses

Clique aqui para ler.

Nov 19, 2009

Talento Brasileiro Não Falta


O brasileiro Vinícius Degenaro apresentou-se no último domingo junto aos membros da Ottawa Guitar Society. O evento tem a serventia de reunir os membros e formar uma plateia especializada. O evento ocorre cerca de duas vezes por ano, segundo ele.

Estudioso da música clássica e do erudito Villa-Lobos, que completa 50 anos de falecimento por esses dias, o jovem carioca ficou muito satisfeito com as duas músicas que tocou e com o espetáculo. "Transcorreu tudo da melhor maneira, a sala escolhida da faculdade de música de Ottawa tinha ótima acústica, o que se deve levar sempre em conta em qualquer apresentação de violão clássico", diz ele.

Vinicius é um profissional muito ponderado. Seu empenho em fazer boa música é algo que salta aos olhos de quem o ouve tocando. Possui um violão que ele próprio encomendou e que custou mais de 10 mil dólares, mas que Vinicius não exibe em lugares que podem colocar o material em risco. "É um violão muito sensível", afirmou.

Nas apresentações da Ottawa Guitar Society "é muito comum uma plateia exigente e que tem algum grau de conhecimento do repertório. Toquei Maria, uma Gavota do compositor espanhol Francisco Tárrega, peça tradicional e consagrada do repertório romântico do violão; e o Prelúdio em Mi menor, do nosso Villa-Lobos", revela contente. Ele sentiu bastante receptividade do público por esta última, o que o agradou bastante. "Confirma o que já havia te dito por alto: a minha paixão declarada por esse gênio universal que foi Heitor Villa-Lobos e a sua escrita não menos genial, ímpar, idiomática para o violão como nenhum outro no século XX", acrescenta.

Pelas palavras do artista já é possível perceber como ele entende do assunto. Foi por isso que Vinicius viveu no mesmo dia outra grande emoção. "Fui convidado a tocar o mesmo Prelúdio numa Masterclass com um dos mais aclamados violonistas da atualidade, Gabriel Bianco, vencedor de inúmeros prêmios, dentre eles o GFA, o maior e mais cobiçado concurso de interpretação violonística do mundo", comemora o brasileiro.

Gabriel Bianco estará em Ottawa neste fim-de-semana para um concerto de sua turné pela América do Norte e também para a Masterclass promovida pela Ottawa Guitar Society em parceria com o Departamento de Música da Universidade de Ottawa. "Pra mim, uma conquista enorme, uma oportunidade única de travar contato e aprender algo com um grande nome internacional da música e do violão", declara Vinicius emocionado.

Os sonhos de Vinicius não se resumem ao violão. O jovem quer publicar um livro sobre as experiências de pessoas que tiveram uma convivência musical com Heitor Villa-Lobos. A seriedade do trabalho desenvolvido pelo jovem violonista parece capacitá-lo para ambos os desafios.

Serviço:
Masterclass
Sexta-feira, dia 20 de novembro
às 10:00 am
Universidade de Ottawa - Perez Hall
Sala Freiman
610, Cumberland
Entrada: $5

No comments:

Tabela da Copa do Mundo 2010

Tabela da Copa do Mundo 2010
Grupos da Primeira Fase da Copa do Mundo de Futebol Masculino da África do Sul

National Ethnic Press and Media Council of Canada

A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense

TAXI EM MOVIMENTO

TAXI EM MOVIMENTO
por Jorge Schweitzer
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.

Cláudio Tostes

Cláudio Tostes
MTb 29477/RJ
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.