O brasileiro Vinícius Degenaro apresentou-se no último domingo junto aos membros da Ottawa Guitar Society. O evento tem a serventia de reunir os membros e formar uma plateia especializada. O evento ocorre cerca de duas vezes por ano, segundo ele.
Estudioso da música clássica e do erudito Villa-Lobos, que completa 50 anos de falecimento por esses dias, o jovem carioca ficou muito satisfeito com as duas músicas que tocou e com o espetáculo. "Transcorreu tudo da melhor maneira, a sala escolhida da faculdade de música de Ottawa tinha ótima acústica, o que se deve levar sempre em conta em qualquer apresentação de violão clássico", diz ele.
Vinicius é um profissional muito ponderado. Seu empenho em fazer boa música é algo que salta aos olhos de quem o ouve tocando. Possui um violão que ele próprio encomendou e que custou mais de 10 mil dólares, mas que Vinicius não exibe em lugares que podem colocar o material em risco. "É um violão muito sensível", afirmou.
Nas apresentações da Ottawa Guitar Society "é muito comum uma plateia exigente e que tem algum grau de conhecimento do repertório. Toquei Maria, uma Gavota do compositor espanhol Francisco Tárrega, peça tradicional e consagrada do repertório romântico do violão; e o Prelúdio em Mi menor, do nosso Villa-Lobos", revela contente. Ele sentiu bastante receptividade do público por esta última, o que o agradou bastante. "Confirma o que já havia te dito por alto: a minha paixão declarada por esse gênio universal que foi Heitor Villa-Lobos e a sua escrita não menos genial, ímpar, idiomática para o violão como nenhum outro no século XX", acrescenta.
Pelas palavras do artista já é possível perceber como ele entende do assunto. Foi por isso que Vinicius viveu no mesmo dia outra grande emoção. "Fui convidado a tocar o mesmo Prelúdio numa Masterclass com um dos mais aclamados violonistas da atualidade, Gabriel Bianco, vencedor de inúmeros prêmios, dentre eles o GFA, o maior e mais cobiçado concurso de interpretação violonística do mundo", comemora o brasileiro.
Gabriel Bianco estará em Ottawa neste fim-de-semana para um concerto de sua turné pela América do Norte e também para a Masterclass promovida pela Ottawa Guitar Society em parceria com o Departamento de Música da Universidade de Ottawa. "Pra mim, uma conquista enorme, uma oportunidade única de travar contato e aprender algo com um grande nome internacional da música e do violão", declara Vinicius emocionado.
Os sonhos de Vinicius não se resumem ao violão. O jovem quer publicar um livro sobre as experiências de pessoas que tiveram uma convivência musical com Heitor Villa-Lobos. A seriedade do trabalho desenvolvido pelo jovem violonista parece capacitá-lo para ambos os desafios.
Serviço:
Masterclass
Sexta-feira, dia 20 de novembro
às 10:00 am
Universidade de Ottawa - Perez Hall
Sala Freiman
610, Cumberland
Entrada: $5
No comments:
Post a Comment