Cena Canadense - o blog sobre os falantes de Língua Portuguesa no Canadá

Editorial: Dívida com Portugueses

Clique aqui para ler.

Nov 19, 2009

Pão de Queijo Mineiro em Hull


Às vezes há um produto brasileiro aqui, às vezes acolá. Pão de queijo mineiro autêntico não havia, porque agora tem. Depois que Paulo Maia e Luciana Teixeira abriram seu negócio de produtos diretamente importados do Brasil, o consumidor pode encontrar tudo no mesmo lugar.

Um bom ouvido para entender qual é a demanda dos brasileiros residentes em Ottawa somado à facilidade para abrir um negócio no Canadá animaram o casal. Eles inauguraram esta semana um mercado que vende os produtos alimentícios de que os brasileiros mais sentem falta neste país.

Paulo afirma categoricamente que “o biscoito que vendem aqui não é bom, o chocolate também não. O pessoal sente falta do biscoito brasileiro, do chocolate do Brasil”. Eles vieram de Brasília, mas a família de Luciana Teixeira é oriunda de Minas Gerais. Com a receita da família, ela prepara pães de queijo no maior capricho, mas só por encomenda.

É claro que também há pão de queijo semipronto, com pozinho para mistura. Tem mate, Guaraná Antárctica, Biscoito Bono, Sonho de Valsa, Chokito, Baton, doce de leite, fubá, canjica... um monte de coisas que dão água na boca. “O guaraná em garrafa de dois litros já até acabou, só tem em lata ou diet. Vamos ter que encomendar mais”, comenta Paulo sorrindo de orelha a orelha.

Não é para menos, o espaço de que eles dispõem fica no porão de casa, no basement. Um pequeno escritório com duas estantes abarrotadas de produtos e sacolas de supermercado devidamente organizadas para entregas. “Um só cliente comprou seis garrafas de dois litros de guaraná”, Paulo disse mal contendo outro sorriso. E o casal só usa bolsas de plástico biodegradáveis. “É mais correto com o planeta”, advertem.

Paulo e Luciana não tinham experiência com negócios, nem no Brasil. Procuraram ajuda no Carrefour Jeunesse e os conselheiros têm ajudado muito. “Nossos produtos vêm via Toronto, através de uma importadora que entrega na porta. Tudo o que eu ofereço depende do estoque dela”, avisa o microempresário. “O bom é que, por exemplo, o meu Guaraná Antárctica vem mesmo do Brasil. Não é como os outros que encontramos por aí”, ele acrescenta.

Carnes e laticínios brasileiros não são permitidos no Canadá. Um problema nos padrões destes produtos deixou-os de fora do comércio nos Estados Unidos e, segundo Paulo, o Canadá seguiu a mesma orientação. “A Farinha Láctea ficou de fora, mas nós temos doce de leite. Então acredito que as coisas vão começar a melhorar nesse sentido”, espera o jovem brasileiro. Os apaixonados por Leite Moça iriam gostar.

“Conseguimos preços competitivos, apesar dos produtos serem importados. Eles são mais baratos do que os vendidos aqui”, afirma Paulo. Difícil é o rapaz não comer tudo o que há no seu próprio estoque. “Eu adoro chocolate, ainda bem que não posso comer”, diz ele referindo-se a uma alergia.

Paulo e Luciana têm a preocupação de ir logo para uma loja. “Algumas pessoas podem se sentir constrangidas de vir aqui fazer compras, porque é a nossa casa”, comenta ele. Seria realmente péssimo que isto acontecesse, porque o negócio está apenas começando. “Numa loja nós ficaríamos mais visíveis e é mais acessível para o cliente”, diz ainda.

Para o microempresário, o primeiro espaço não pode ser muito grande, ao contrário do que ele tem encontrado. “São lojas imensas e eu não tenho como encher uma loja imensa de produtos”, afirma. Pelo menos ainda. Porque em menos de dois dias de funcionamento o casal já tinha muito trabalho para ser feito. Duas encomendas já estavam aguardando no computador enquanto davam entrevista.

Por incrível que pareça, os brasileiros residentes no Canadá sentem falta da batata palha feita no Brasil. “A batata palha que vendem por aí no Canadá é mais grossa e mais cara. Todas elas têm o sabor de alguma coisa. Para acompanhar estrogonofe, por exemplo, não serve”, já indica Paulo. “O pão de queijo daqui é bom, mas não é igual ao nosso. E pão de queijo é um lanche bom, diferente e rápido”, dispara Paulo vendendo suas ideias.

O leitor amigo ainda vai ouvir falar muito do Marché Brasil. Luciana e Paulo estão preparando uma estratégia de divulgação maciça do mercado. Até a Embaixada do Brasil em Ottawa está na mira dos comerciantes.

Outras informações:
(819) 503-3920
(819) 661-0119
marchebrasil@gmail.com
Entregas grátis para compras a partir de Cad$ 25,00 (Gatineau e Ottawa)

3 comments:

Unknown said...

Adorei saber sobre a Marché Brasil! Vou comprar muito de vocês! Desejo muito sucesso e boas vendas.

Olivia Maia said...

Legal, pessoal. Quem venha bobons de cupuaçu, castanhas cristalizadas rsss... e outras delicias. Torço pelo sucesso
Olivia

Mari said...

Adorei saber sobre a Marché Brasil....Gostaria que tivesse um em Montreal.
Sucesso para vocês....

Tabela da Copa do Mundo 2010

Tabela da Copa do Mundo 2010
Grupos da Primeira Fase da Copa do Mundo de Futebol Masculino da África do Sul

National Ethnic Press and Media Council of Canada

A Sra. Asha Rajak, Vice-Presidente do Conselho Étnico de Imprensa e Mídia Nacional do Canadá, respondeu ao pedido de adesão feito pelo Cena Canadense em fins de novembro de 2009. Infelizmente, dada minha condição legal no Canadá ainda não estar definida, o blog ainda não tem direito a assento no Conselho. Porém, fomos convidados a frequentar as reuniões mensais para que nosso trabalho seja conhecido e ajudado pelos conselheiros. Ficamos muito felizes e honrados com a atenção da Sra. Rajak e demais colegas de mídia étnica. Na próxima estada em Toronto, farei questão de conhecê-los. O Cena Canadense pede que os demais meios de comunicação brasileiros existentes no Canadá que não fazem parte do Conselho se unam a ele e entre si.
Cláudio Tostes - Editor-Chefe do Cena Canadense

TAXI EM MOVIMENTO

TAXI EM MOVIMENTO
por Jorge Schweitzer
É um taxista do Rio de Janeiro que tornou-se cronista da Web. Humor inteligente e sensibilidade social e cultural são as maiores marcas do seu sucesso. Clicando aqui, o leitor do CC terá acesso a página no YouTube que exibe seu material independente.

Cláudio Tostes

Cláudio Tostes
MTb 29477/RJ
Cláudio Tostes nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Formou-se em jornalismo em 2007, depois de 10 anos atuando como assistente social e de uma longa experiência como fotógrafo e cinegrafista. Trabalhou na Revista MPB e continua contribuindo com a mesma. Fundou e dirigiu a Tríade Assessoria de Imprensa junto de seu sócio, o músico Mombaça. Em julho de 2009 apaixonou-se pelo Canadá, mas reside no Rio de Janeiro.